Aeromot na Copa do Mundo de 2014

Copa do Mundo Aeromot

Através da Aeromot, a Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos, ganhou olhos de águia durante a Copa do Mundo FIFA 2014.

A Aeromot equipou uma frota de 33 helicópteros com o mais moderno Sistema de Imageamento Aéreo para ser utilizado durante o evento. Esse sistema compreende um conjunto de equipamentos que permitem o monitoramento de grandes áreas, através de filmagem e transmissão de imagens ao vivo, constituindo uma ferramenta extremamente valiosa na manutenção da Segurança Pública.

Copa do Mundo Aeromot1

O Sistema permite que as aeronaves trabalhem como guardiãs silenciosas, observando os acontecimentos em solo a quilômetros de distância, graças ao alcance diferenciado das câmeras utilizadas.

As imagens captadas pelos Centros de Comando e Controle, situados a dezenas de quilômetros dos cenários operacionais, são processadas pelo computador de bordo dos helicópteros, recebendo informações de georreferenciamento para serem analisadas.

Esses Centros recebem todas as imagens e dados coletados em voo, em tempo real, através da transmissão realizada pelo sistema desenvolvido pela Aeromot.

O Sistema de Captura e Transmissão de Imagens integrado aos Centros de Controle foi o principal Sistema de Segurança utilizado pelo Ministério Público durante a realização da Copa do Mundo nos 12 Estados Sede do evento.

Copa do Mundo Aeromot 2

Os principais elementos dessa ferramenta são os sensores eletro-ópticos e infravermelhos utilizados para a captura de imagens. Os componentes, por sua vez, permitem a filmagem de áreas longínquas em ambientes com pouca ou nenhuma luminosidade, através da geração de imagens por leitura de temperatura dos alvos.

Esses sensores são montados sobre um sistema estabilizador capaz de manter a qualidade das imagens geradas em condições adversas de voo, como na ocorrência de turbulências ou manobras bruscas das aeronaves.

É importante salientar que alguns órgãos de Segurança Pública do Brasil já possuíam aeronaves dotadas de sistemas imageadores. Entretanto, nenhum deles foi capaz de cumprir os altos padrões de tecnologia requeridos pelo Ministério Público para serem utilizados durante a Copa do Mundo. Coube à Aeromot desenvolver um sistema que atendesse plenamente a esses padrões. Foi instalado ainda, um sistema de mapas móveis digitais nessa frota de aeronaves. Esse sistema constitui tecnologia inédita no Brasil e a um banco de dados de ruas semelhante aos encontrados nos sistemas de GPS veiculares, porém integrados a mapas digitais de terreno e navegação aérea. Além disso, opera integrado às câmeras, permitindo que tripulação localize e aponte os sensores embarcados para a localização precisa de diversos pontos de interesse, mesmo que esses pontos estejam a grandes distâncias ou atrás de obstáculos altos.

Centro de Comando e Controle Copa do Mundo Aeromot

O sistema desenvolvido pela Aeromot possibilita a observação e vigilância de qualquer ocorrência em solo de forma absolutamente discreta e segura, proporcionando registro em vídeo e análise pelos centros de inteligência. Isto representa uma grande vantagem na atuação contra tumultos ou ações desenvolvidas por organizações criminosas. Por meio da observação aérea discreta, o sistema ainda proporciona maior eficácia no comando e controle das operações, contribuindo significativamente com a garantia da Segurança Pública.

Aeronave Copa do Mundo Aeromot