O elegante e estiloso bimotor de 4 lugares que combina uma operação eficiente e simplificada, consumindo menos que um monomotor, mas possuindo a segurança adicional de um segundo motor! Leve, rápido e extremamente seguro, é a ferramenta ideal para seus negócios e viagens.
Jet A1
Assentos
Até 4
lugares
Carga útil
589kg
1.299lbs
Consumo a 75%
(nos 2 motores)
52,9 lt I 14 US gal/h
Vel. máx.
(16.000 pés, MCP)
365 km/h I197 kts
Alcance máx.
(com tanque aux.)
2.245 km I 1.215 nm
O desempenho, a estabilidade, as características de manobras e a facilidade de operação do DA42-VI impressionam os pilotos que procuram fazer viagens rápidas e seguras, independentemente das condições meteorológicas do dia. O impressionante desempenho de cross-country vai agradar você!
Não é de admirar que seja o pistão gêmeo mais vendido no mundo, de longe.
Hoje o DA42 está próximo de ultrapassar 1000 unidades produzidas, que hoje são empregadas em todos os cantos do planeta. Das Américas (+150), passando pela Europa (+ 450) e Oriente Médio/África (+75), até a Ásia (+300), o elegante, versátil e operacional bimotor da Diamond está presente, voando com operadores privados, escolas de voo, empresas e agências governamentais.
Para um país continental como o Brasil, a autonomia, versatilidade e a economia proporcionada, não só em termos operacionais, mas de manutenção pelo DA42-VI, torna ele uma aeronave ideal para o cenário brasileiro.
Quando se trata de segurança, os resultados positivos são o que realmente importa. Diamond ganhou um recorde de segurança, apoiado por dados do mundo real, que é incomparável.
O principal objetivo do projeto é construir aeronaves que sejam prazerosas de voar, mas que sejam tolerantes e seguras, ao mesmo tempo em que ofereçam proteção máxima em caso de acidente. Para conseguir isso, a Diamond investiu em duas estratégias de segurança principais, Segurança Ativa e Passiva.
Célula de segurança de material composto padrão Diamond Aircraft.
O histórico de segurança líder do setor da Diamond é o resultado do compromisso em proteger você e seus passageiros com uma longa lista de recursos de segurança ativos e passivos. Recursos de segurança ativa ajudam a evitar acidentes em primeiro lugar, a primeira e mais importante linha de defesa. Os recursos de segurança passiva são projetados para minimizar a probabilidade e o grau de lesão, caso o inesperado aconteça.
O DA42 oferece o máximo em manuseio, estabilidade e controle, facilidade de operação e redundâncias estruturais, de sistema e de propulsão, tudo junto com um alto grau de resistência ao choque.
O DA42-VI utiliza motor Austro Engine AE 300 turbocharged de 2.0 litros, ciclo Diesel com 168 hp fazem toda a diferença. Equipado com sistema FADEC (Full Authority Digital Engine Control)– os AE 300 impulsionam hélices tripás de velocidade constante, que dão à aeronave, além de potência e segurança, maior eficiência, tanto em desempenho, como no consumo combustível, em todos os regimes de voo. Isto permite aplicar, por exemplo, 75% da potência no FL160, gerando 176 kts (326 km/h) e um consumo de apenas 45 l/h (12.0 US Gal/h) de Jet-A1, o que resulta em até 6 horas de autonomia, que na prática, se traduz em um dos melhores desempenhos de sua categoria.
O arranjo entre aerodinâmica, performance dos motores e o consumo, garantem ao DA42-VI um alcance máximo (com tanques auxiliares) voando a 60% de potência no FL120 de 2.250 km (1.215 nm), o que permite voar com folga.
Além disso, os motores Austro Engine possuem o seu TBO (Time Between Overhalls) com 1800 horas de voo. o serviço é sempre realizado na fábrica Austro Engine, o motor é substituído por um motor novo, para que você sempre tenha o máximo de segurança e diminua o tempo da aeronave no solo devido a manutenção do motor.
Econômico e sustentável
Olhando para o futuro, em comparação às aeronaves com motores a gasolina convencionais, um avião Diamond Aircraft emite muito menos CO2 e consome até 60% menos combustível em relação aos concorrentes.
Consumir menos e contribuir para um mundo mais sustentável é possível com a Diamond!
O painel de instrumentos é considerado no “estado da arte” capitaneado pelos aviônicos G1000 NXi da Garmin, que é totalmente integrado ao sistema de controle de voo de três eixos GFC700. A lista de assessórios é longa e incluem o radar meteorológico Garmin GWX70 e o Synthetic Vision Technology (SVT). O primeiro apresenta em cores no painel de instrumentos as condições de clima à frente da aeronave, em um ângulo de até 120º ajustável. Ademais, o recurso Weather Attenuated Color Highlight pode identificar áreas de instabilidade e perigosas, além da capacidade do radar.
Já o SVT recria uma paisagem topográfica virtual, a partir do banco de dados G1000 NXi, oferecendo aos pilotos uma representação em 3-D suplementar das características do terreno, mostrando pontos de referência, obstáculos e tráfegos próximos à aeronave. Isso amplia a consciência situacional à tripulação e aumenta a segurança em todas as fases do voo. O DA42-VI é homologado para voos IFR e VFR diurno e noturno.
Além das características marcantes e importantes do bimotor de quatro lugares da família Diamond. Conforto, capacidade full IFR e segurança. A aeronave possui um design elegante, com acesso fácil a cabine de pilotagem e de passageiros. A cobertura da cabine tem formato de “toldo” e abre para frente. Já a porta traseira é do tipo “gaivota”, permitindo o acesso a cabine de passageiros e ao espaçoso bagageiro, postado atrás dos bancos, que assim como os
da cabine de pilotagem, são de couro, ergonômicos e confortáveis. O DA42-VI pode levar uma carga útil de 589 kg.
Personalize o seu Diamond DA42 por meio de nossa ampla variedade de opcionais e acessórios, e crie a aeronave perfeita para combinar com seu gosto, estilo de vida e necessidades para a sua operação aérea.
Com uma variedade de opcionais e cores externas, você pode criar o Diamond DA42, inclusive com a pintura totalmente personalizada e layout da sua preferência. Além de garantir um design incrível, as tintas utilizadas pela Diamond Aircraft foram especialmente desenvolvidas para auxiliar na dissipação de calor e eletricidade estática da aeronave durante o voo.
Também é possível customizar o interior do seu DA42. Sempre com um padrão de acabamento premium, você pode escolher uma das três opções de cores para obter a combinação perfeita. O modelo oferece de série pedais com ajuste elétrico, iluminação interna em LED, luxes de leitura para todos ocupantes, tomadas USB para pilotos e passageiros, conexões para fones de ouvido com alimentação elétrica para sistemas de supressão de ruído, aquecimento do ar da cabine e uma grande quantidade de opcionais relacionados ao conforto, tais como ar condicionado elétrico, assentos em pele de carneiro, suporte para tablet, comandos removíveis para o assento do copiloto e muito mais.
As manutenções do Diamond DA42 são mais simplificadas e ocorrem somente a cada 100 horas, o que proporciona uma maior economia e principalmente, disponibilidade para que o operador possa usufruir períodos maiores para o uso da aeronave em suas operações.
Jet A1
Assentos
Até 4
lugares
Carga útil
589kg
1.299lbs
Consumo a 75%
(nos 2 motores)
52,9 lt I 14 US gal/h
Vel. máx.
(16.000 pés, MCP)
365 km/h I197 kts
Alcance máx.
(com tanque aux.)
2.245 km I 1.215 nm
MOTORES:
2x Austro Engine AE 300 turbocharged 2.0 litros, ciclo Diesel com 168 HP, Sistema Eletrônico de Controle EECU de única manete.
HÉLICES:
2x Hélices MT MTV-6-R-C/CF 190-69 de 3 pás, velocidade constante.
COMBUSTÍVEL:
Jet A-1, Jet A, TS-1 (Russia, Ukraine), RT (Russia, Ukraine), No. 3 Jet Fuel (China), JP-8
ASSENTOS
Até 4
up to 4
PESO VAZIO*
1.410 kg
3.505 lbs
CARGA ÚTIL
589 kg
1.299 lbs
PESO MÁXIMO DE DECOLAGEM
1.999 kg
4.407 lbs
CAPACIDADE TOTAL DE COMBUSTÍVEL
289 lt/231 kg
76.4 US gal/512
*Especificações técnicas aplicadas a aeronaves standard
Velocidade máxima. (16,000 pés, MCP)
365 km/h TAS
197 kts TAS
Velocidade de cruzeiro a 75% (16.000 pés)
326 km/h TAS
176 kts TAS
Velocidade de estol na configuração de pouso
113 km/h TAS
61 kts TAS
Velocidade máxima de vento cruzado
46 km/h TAS
25 kts TAS
Razão de subida
7.9 m/s
1.550 ft/min
Alcance a 60% (incluindo tanque auxiliar)
2.245 km
1.215 nm
Consumo de combustível a 60%
39.4 lt/h
10.4 US gal/h
Distância de Decolagem
280 m
919 ft
Distância de Pouso
340 m
1.115 ft
Teto de serviço aprovado (com oxigênio)
5.486 m
18.000 ft
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