BANNER DA42

DA42-VI

A impressionante combinação de beleza,
versatilidade, potência e economia.

BANNER 1 DA42

DA42-VI

A impressionante combinação de beleza,
versatilidade, potência e economia.

BANNER 2 DA42

DA42-VI

A impressionante combinação de beleza,
versatilidade, potência e economia.

BANNER DA42

DA42-VI

BANNER 1 DA42

DA42-VI

BANNER 2 DA42

DA42-VI

O elegante e estiloso bimotor de 4 lugares que combina uma operação eficiente e simplificada, consumindo menos que um monomotor, mas possuindo a segurança adicional de um segundo motor! Leve, rápido e extremamente seguro, é a ferramenta ideal para seus negócios e viagens.

Combustível

Jet A1

Assentos
Até 4
lugares

Carga útil
589kg
1.299lbs

Consumo a 75%
(nos 2 motores)
52,9 lt I 14 US gal/h

Vel. máx.
(16.000 pés, MCP)
365 km/h I197 kts

Alcance máx.
(com tanque aux.)
2.245 km I 1.215 nm

DA42-VI, A DEFINIÇÃO DE PERFEIÇÃO

O desempenho, a estabilidade, as características de manobras e a facilidade de operação do DA42-VI impressionam os pilotos que procuram fazer viagens rápidas e seguras, independentemente das condições meteorológicas do dia. O impressionante desempenho de cross-country vai agradar você!

Não é de admirar que seja o pistão gêmeo mais vendido no mundo, de longe.

Hoje o DA42 está próximo de ultrapassar 1000 unidades produzidas, que hoje são empregadas em todos os cantos do planeta. Das Américas (+150), passando pela Europa (+ 450) e Oriente Médio/África (+75), até a Ásia (+300), o elegante, versátil e operacional bimotor da Diamond está presente, voando com operadores privados, escolas de voo, empresas e agências governamentais.

Para um país continental como o Brasil, a autonomia, versatilidade e a economia proporcionada, não só em termos operacionais, mas de manutenção pelo DA42-VI, torna ele uma aeronave ideal para o cenário brasileiro.

COM UMA COMBINAÇÃO ÚNICA DE DESEMPENHO E UTILIDADE, O DA42-VI FOI PROJETADO PARA TORNAR A TRANSIÇÃO DE UM MONOMOTOR PARA UM BIMOTOR MUITO MAIS FÁCIL.

COM UMA COMBINAÇÃO ÚNICA DE DESEMPENHO E UTILIDADE, O DA42-VI FOI PROJETADO PARA TORNAR A TRANSIÇÃO DE UM MONOMOTOR PARA UM BIMOTOR MUITO MAIS FÁCIL.

COMPROMISSO COM A SEGURANÇA!

Quando se trata de segurança, os resultados positivos são o que realmente importa. Diamond ganhou um recorde de segurança, apoiado por dados do mundo real, que é incomparável.

O principal objetivo do projeto é construir aeronaves que sejam prazerosas de voar, mas que sejam tolerantes e seguras, ao mesmo tempo em que ofereçam proteção máxima em caso de acidente. Para conseguir isso, a Diamond investiu em duas estratégias de segurança principais, Segurança Ativa e Passiva.

Célula de segurança de material composto padrão Diamond Aircraft.

Teto de serviço monomotor do DA42-VI: 18.000 pés (5.486 m).

Aviônica de segurança.

SEGURANÇA PASSIVA E ATIVA.

O histórico de segurança líder do setor da Diamond é o resultado do compromisso em proteger você e seus passageiros com uma longa lista de recursos de segurança ativos e passivos. Recursos de segurança ativa ajudam a evitar acidentes em primeiro lugar, a primeira e mais importante linha de defesa. Os recursos de segurança passiva são projetados para minimizar a probabilidade e o grau de lesão, caso o inesperado aconteça.

O DA42 oferece o máximo em manuseio, estabilidade e controle, facilidade de operação e redundâncias estruturais, de sistema e de propulsão, tudo junto com um alto grau de resistência ao choque.

MOTOR AUSTRO E PROPULSÃO

O DA42-VI utiliza motor Austro Engine AE 300 turbocharged de 2.0 litros, ciclo Diesel com 168 hp fazem toda a diferença. Equipado com sistema FADEC (Full Authority Digital Engine Control)– os AE 300 impulsionam hélices tripás de velocidade constante, que dão à aeronave, além de potência e segurança, maior eficiência, tanto em desempenho, como no consumo combustível, em todos os regimes de voo. Isto permite aplicar, por exemplo, 75% da potência no FL160, gerando 176 kts (326 km/h) e um consumo de apenas 45 l/h (12.0 US Gal/h) de Jet-A1, o que resulta em até 6 horas de autonomia, que na prática, se traduz em um dos melhores desempenhos de sua categoria.

O arranjo entre aerodinâmica, performance dos motores e o consumo, garantem ao DA42-VI um alcance máximo (com tanques auxiliares) voando a 60% de potência no FL120 de 2.250 km (1.215 nm), o que permite voar com folga.

Além disso, os motores Austro Engine possuem o seu TBO (Time Between Overhalls) com 1800 horas de voo. o serviço é sempre realizado na fábrica Austro Engine, o motor é substituído por um motor novo, para que você sempre tenha o máximo de segurança e diminua o tempo da aeronave no solo devido a manutenção do motor.

Econômico e sustentável

POR UM MUNDO MAIS SUSTENTÁVEL

Olhando para o futuro, em comparação às aeronaves com motores a gasolina convencionais, um avião Diamond Aircraft emite muito menos CO2 e consome até 60% menos combustível em relação aos concorrentes.

Consumir menos e contribuir para um mundo mais sustentável é possível com a Diamond!

AE300 168 HP do DA42

Combustível Jet-A1

Sistema FADEC

AVIÔNICOS E PAINEL DE INSTRUMENTOS

O painel de instrumentos é considerado no “estado da arte” capitaneado pelos aviônicos G1000 NXi da Garmin, que é totalmente integrado ao sistema de controle de voo de três eixos GFC700. A lista de assessórios é longa e incluem o radar meteorológico Garmin GWX70 e o Synthetic Vision Technology (SVT). O primeiro apresenta em cores no painel de instrumentos as condições de clima à frente da aeronave, em um ângulo de até 120º ajustável. Ademais, o recurso Weather Attenuated Color Highlight pode identificar áreas de instabilidade e perigosas, além da capacidade do radar.

Já o SVT recria uma paisagem topográfica virtual, a partir do banco de dados G1000 NXi, oferecendo aos pilotos uma representação em 3-D suplementar das características do terreno, mostrando pontos de referência, obstáculos e tráfegos próximos à aeronave. Isso amplia a consciência situacional à tripulação e aumenta a segurança em todas as fases do voo. O DA42-VI é homologado para voos IFR e VFR diurno e noturno.

ESPAÇO E CONFORTO

Além das características marcantes e importantes do bimotor de quatro lugares da família Diamond. Conforto, capacidade full IFR e segurança. A aeronave possui um design elegante, com acesso fácil a cabine de pilotagem e de passageiros. A cobertura da cabine tem formato de “toldo” e abre para frente. Já a porta traseira é do tipo “gaivota”, permitindo o acesso a cabine de passageiros e ao espaçoso bagageiro, postado atrás dos bancos, que assim como os

da cabine de pilotagem, são de couro, ergonômicos e confortáveis. O DA42-VI pode levar uma carga útil de 589 kg.

Cobertura da cabine tem formato de “toldo” e porta traseira tipo “gaivota”

Compartimento de bagagem, parte traseira.

OPCIONAIS E ACESSÓRIOS

Personalize o seu Diamond DA42 por meio de nossa ampla variedade de opcionais e acessórios, e crie a aeronave perfeita para combinar com seu gosto, estilo de vida e necessidades para a sua operação aérea.

Com uma variedade de opcionais e cores externas, você pode criar o Diamond DA42, inclusive com a pintura totalmente personalizada e layout da sua preferência. Além de garantir um design incrível, as tintas utilizadas pela Diamond Aircraft foram especialmente desenvolvidas para auxiliar na dissipação de calor e eletricidade estática da aeronave durante o voo.

Também é possível customizar o interior do seu DA42. Sempre com um padrão de acabamento premium, você pode escolher uma das três opções de cores para obter a combinação perfeita. O modelo oferece de série pedais com ajuste elétrico, iluminação interna em LED, luxes de leitura para todos ocupantes, tomadas USB para pilotos e passageiros, conexões para fones de ouvido com alimentação elétrica para sistemas de supressão de ruído, aquecimento do ar da cabine e uma grande quantidade de opcionais relacionados ao conforto, tais como ar condicionado elétrico, assentos em pele de carneiro, suporte para tablet, comandos removíveis para o assento do copiloto e muito mais.

Escolha entre uma variedade de cores exteriores ou crie seu próprio DA42.

Várias opções luxuosas de estofamento feito à mão.

Expresse-se por meio de seu design externo personalizado.

SIMPLICIDADE NA MANUTENÇÃO

As manutenções do Diamond DA42 são mais simplificadas e ocorrem somente a cada 100 horas, o que proporciona uma maior economia e principalmente, disponibilidade para que o operador possa usufruir períodos maiores para o uso da aeronave em suas operações.

Manutenções a cada 100 horas.

Maior tempo de uso para suas operações.

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

Combustível

Jet A1

Assentos
Até 4
lugares

Carga útil
589kg
1.299lbs

Consumo a 75%
(nos 2 motores)
52,9 lt I 14 US gal/h

Vel. máx.
(16.000 pés, MCP)
365 km/h I197 kts

Alcance máx.
(com tanque aux.)
2.245 km I 1.215 nm

motor

MOTORES:

2x Austro Engine AE 300 turbocharged 2.0 litros, ciclo Diesel com 168 HP, Sistema Eletrônico de Controle EECU de única manete.

HÉLICES:

2x Hélices MT MTV-6-R-C/CF 190-69 de 3 pás, velocidade constante.

COMBUSTÍVEL:

Jet A-1, Jet A, TS-1 (Russia, Ukraine), RT (Russia, Ukraine), No. 3 Jet Fuel (China), JP-8

PESO E CARREGAMENTO

ASSENTOS

Até 4

up to 4

PESO VAZIO*

1.410 kg                                           

3.505 lbs

CARGA ÚTIL

589 kg                                              

1.299 lbs

PESO MÁXIMO DE DECOLAGEM

1.999 kg                                            

4.407 lbs

CAPACIDADE TOTAL DE COMBUSTÍVEL 

289 lt/231 kg                                    

76.4 US gal/512

*Especificações técnicas aplicadas a aeronaves standard

DIMENSÕES

PERFORMANCE

Velocidade máxima. (16,000 pés, MCP)

365 km/h TAS

197 kts TAS

Velocidade de cruzeiro a 75% (16.000 pés)

326 km/h TAS

176 kts TAS

Velocidade de estol na configuração de pouso

113 km/h TAS

61 kts TAS

Velocidade máxima de vento cruzado

46 km/h TAS

25 kts TAS

Razão de subida

7.9 m/s

1.550 ft/min

Alcance a 60% (incluindo tanque auxiliar)

2.245 km

1.215 nm

Consumo de combustível a 60%

39.4 lt/h

10.4 US gal/h

Distância de Decolagem

280 m

919 ft

Distância de Pouso

340 m

1.115 ft

Teto de serviço aprovado (com oxigênio)

5.486 m

18.000 ft

DIAMOND DA42-VI

360-degree-icon-png-16

Explore o interior da aeronave.
Clique e arraste para mover a câmera

A DIAMOND LEVA VOCÊ MAIS LONGE E COM O MENOR CONSUMO DA CATEGORIA!

ALGUNS DEPOIMENTOS SOBRE O DIAMOND DA42

"O DA42-VI é maravilhoso. Ela faz tudo o que você prometeu. TAS 175-180 com uma queima de combustível de 13 gph no total em altitude. Escala como um foguete através da camada de gelo, 1350 fpm e ainda 1100-1200 em altitude. O radar é ótimo. Use muito. O link de dados é ótimo. Meteorologia e envio de emails e SMS em altitude. Eu não acho que haja qualquer outro gêmeo de pistão que chegue perto de preço / desempenho. Para aqueles de nós que não querem gastar o que é preciso para pilotar um turboélice, o DA42-VI é o avião perfeito. Acabei de voar para Oxford, Inglaterra, esta tarde. A cabine de comando estava ocupada. Todas as ferramentas entraram em ação. Que máquina de sonho!"
Brian Meese
DA42-VI proprietário, Suécia

Acesse o catálogo completo da Diamond Aircraft.

Compare os modelos e descubra o melhor Diamond para você.

Compre seu Diamond! Simule os custos e solicite o orçamento.

Acesse o catálogo completo da Diamond Aircraft.

Compare os modelos e descubra o melhor Diamond para você.

Compre seu Diamond! Simule os custos e solicite o orçamento.