Conceito de
segurança

COMPROMISSO COM A SEGURANÇA

A Diamond Aircraft tem compromisso com a segurança de suas aeronaves, sendo a sua prioridade no desenvolvimento de aeronaves. O principal objetivo da Diamond é construir aeronaves que sejam prazerosas de voar, mas que também sejam tolerantes e extremamente seguras para todos os ocupantes, oferendo proteção máxima mesmo em caso de acidente.

Na aviação, se tratando de segurança aeronáutica, os índices são o que realmente importa e as aeronaves Diamond tem recordes de segurança incomparáveis e consistente ao longo de muitos anos e milhões de horas de voo em todo o mundo. Para conseguir isso, a Diamond investe em duas estratégias: Segurança Ativa e Segurança Passiva.

CRASH TEST

A Diamond é a única fabricante de aeronaves de pequeno porte que realiza testes de colisão dinâmicos (crash test) em toda a estrutura da cabine da fuselagem de suas aeronaves, não apenas nos assentos, como é comum a outras fabricantes de aeronaves a pistão.   Desta forma, a Diamond consegue testar a estrutura, assentos e restrições como um sistema em escala real e ter muito mais precisão em seus dados.

Todo esse empenho posto em suas aeronaves para evitar acidentes e garantir a maior segurança possível dos ocupantes é refletida nos menores índices de acidentes fatais da categoria que a marca detém.

SEGURANÇA ATIVA

A Diamond acredita que a melhor proteção contra acidentes é evitá-los. Por isso desenvolveu os recursos de Segurança Ativa que buscam exatamente isso: evitar acidentes através de elementos para auxiliar os pilotos, podendo ser adequada ao projeto de cada aeronave de acordo com missão pretendida e a capacidade do piloto.

Os recursos de Segurança ativa incluem:

  • Visibilidade incomparável;
  • Características de voo ágil e amigável;
  • Controlabilidade contínua durante stall;
  • Estabilidade positiva;
  • Excelente desempenho da subida e pouso;
  • Alta capacidade em vento cruzado;
  • Redundância estruturais e de sistema;
  • Carga de trabalho confortável ao piloto;
  • Energia confiável.

DESEMPENHO MONOMOTOR

Os bimotores da Diamond são testados para voo monomotor, possuindo um excelente desempenho e mantendo a segurança de voo nessa condição.

AVIÔNICA
MODERNA

A Diamond utiliza o que há de mais moderno em termos de aviônicos em suas aeronaves, como o Glass cockpit Garmin G1000 Nxi com piloto automático.

FADEC COM
MANETE ÚNICA

A Diamond utiliza sistema de controle de potência FADEC com manete única de comando que facilita o foco e o gerenciamento de motores e hélices paras os pilotos.

OPCIONAIS DE SEGURANÇA

A Diamond oferece opcionais de segurança como sistema de desgelo (de-icing) e radar meteorológico, permitindo a operação em diversas condições meteorológicas.

SEGURANÇA PASSIVA

Infelizmente, nem todos os acidentes podem ser evitados. Por isso a Diamond possui os recursos de segurança passiva que são a segunda linha de defesa e ajudam a minimizar a probabilidade e o grau de lesões. Os recursos de Segurança Passiva incluem:

 

  • Integridade estrutural da cabine sob grandes impactos;
  • Contenção eficaz dos ocupantes;
  • Absorção de energia de impacto;
  • Zonas desobstruídas que possam atingir a cabeça;
  • Proteção contra incêndio por fluido inflamável.

CÉLULA DE SOBREVIVÊNCIA

As aeronaves Diamond têm estrutura ultra moderna de material composto de fibra de carbono como uma célula de sobrevivência baseada na tecnologia da F1.

A cabine composta por uma estrutura não crítica ao redor de uma rígida e forte (cabine  monocoque) para fornecer maior proteção e espaço de sobrevivência no caso de altos choques.

A cabine rígida é projetada para resistir a esmagamento e penetração, da mesma forma que a estrutura não crítica da aeronave pode partir para ajudar a absorver a energia em impactos.

PROTEÇÃO DO OCUPANTE

Os assentos fixos integrados oferecem absorção de energia do choque, possuem geometria anti-submarina e cinto de segurança com três pontos para uma contenção eficaz e confortável de seus ocupantes.

Os crash test realizados em toda estrutura da cabine de fuselagem pela Diamond comprovam que as aeronaves oferecem proteção e resistência até 26G de força em impactos.

Detalhes, como escudos de proteção separáveis, mantém distâncias entre cabeças e estruturas rígidas, aumentam as chances de sobrevivência.

MANGUEIRAS DE COMBUSTÍVEL

A Diamond toma medidas especiais para minimizar a probabilidade de incêndios pós-colisão.

Visando maior proteção contra incêndios por fluido inflamáveis, a Diamond substituiu as leves e finas mangueiras de combustível de alumínio, modelo ainda muito usado em aeronaves a pistão por outros fabricantes, apesar de sua fragilidade.

A Diamond usa mangueiras de alta pressão trançadas de aço inoxidável flexível e forte, capaz de se mover com a estrutura de deformação com resistência à ruptura muito superiores as de alumínio.

TANQUE DE COMBUSTÍVEL

Muitas empresas utilizam a estrutura das asas diretamente, incluindo a borda de ataque, para o combustível. Porém, essa opção estrutural pode ser catastrófica em casos de danos nas asas. mesmo  leves. Por isso, o design estrutural da Diamond tem como objetivo principal a proteção dos tanques de combustível.

Os modelos DA62, DA42 e DA40 possuem a estrutura das asas duplas e maciças para manter o combustível em tanques de alumínio selados da parte externa. Já o DA20, possui o tanque extremamente bem protegido pela estrutura segura da célula de fuselagem, mas também de forma separada / selada da cabine.

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